Os alunos que desejam Medicina podem usar o financiamento com juros subsidiados pelo governo federal. O Fies para Medicina 2020 teve alguns processos modificados. Deste modo, houve a mudança de regras para quem pretende fazer este curso. Para entender sobre o Fies para Medicina 2022 confira o artigo abaixo.
O que é Fies para Medicina 2022
Muitos brasileiros possuem o sonho de estudar em uma faculdade de Medicina. No entanto, todos sabem que os valores não são tão acessíveis. Deste modo o FIES é uma alternativa para conseguir fazer o curso de modo financiado.
O FIES é uma iniciativa do governo federal na gestão do ensino superior. O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) seleciona para vagas em universidades públicas. O Prouni (Programa Universidade para Todos) concede bolsas em instituições particulares. Já o Fies oferece contratos de financiamento com foco em alunos de baixa renda.
Nota de corte para Medicina
O aluno que deseja estudar medicina precisa obter notas entre 662,24 e 788,42. Estas bases são de acordo com os pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016.
Estas pontuações são provisórias ao processo de seleção do SISFIES 2022. A nota é feita conforme o balanço parcial dos cursos e as notas de corte provisórias conforme a procura.
A nota mais alta é da Universidade São Francisco, em Bragança Paulista, interior de São Paulo. Nesta o curso possui apenas uma vaga disponível no processo de seleção. De acordo com os dados o sistema apontava 788,42 pontos.
Já no extremo da tabela existe das 18 vagas oferecidas em Goiás pelo Centro Universitário de Mineiros. Sendo assim, conforme o MEC, a nota menor entre os 18 selecionados era de 662,24 pontos.
Com isto os alunos que desejavam o financiamento em Medicina pelo Fies precisavam ter uma média maior. Para o próximo ano não foi divulgado, mas dá para ter uma média. Em todo caso, logo que sair a nota de corte do FIES para Medicina iremos atualizar o artigo.
Novas regras para conseguir o Fies
O aluno que deseja ter o contrato do FIES precisam se adequar as seguintes normas:
A inscrição pode ser feita se o estudante fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir da edição de 2010. Além disso, é preciso que ele tenha tido uma média igual ou superior a 450 pontos. E não pode zerar na redação.
Deve ter uma renda familiar mensal bruta per capita de até dois salários mínimos e meio.
Não pode usufruir do programa se apresentar o diploma de ensino superior.
Não pode fazer a inscrição do FIES 2022 os alunos que:
- Possuem benefício de forma integral pelo ProUni;
- Não foram pré-selecionados no processo seletivo;
- Apresenta uma renda mensal maior do que a exigida pelo programa;
- Não teve a nota mínima exigida;
- Toda a inscrição deve ser feita pelo SisFIES. O site é do Ministério da Educação.
- Para cadastro, acesse esse site (SisFIES).
- Em seguida insira seu CPF, além da senha e código de verificação.
- Na sequência o aluno vai criar um login de primeiro acesso.
- Nos passos seguintes é preciso inserir seus dados pessoais, como renda familiar, curso e instituição. Nesta etapa também será escolhido o banco para financiamento.
- Depois basta escolher o tipo de fiança e confirmar.
Após as informações serem validadas pela CPSA o aluno possui o prazo de dez dias para ir à instituição bancária para concluir o andamento.
A documentação precisa ser levada a CPSA (dez dias). Deste modo, o aluno vai ter concluído o seu cadastro para Fies para Medicina 2019.